5 dicas para organizar sua vida financeira de vez
5 dicas para organizar sua vida financeira de vez! Não é difícil ter uma vida financeira saudável, mas muitas vezes nos descontrolamos por causa de dívidas ou gastos desnecessários e aquilo tudo vai se tornando uma bola de neve.
Basicamente, poderíamos dizer que para ter uma vida financeira organizada é só “gastar menos do que ganha”, mas o buraco é um pouco mais embaixo. Custos inesperados e emergências, por exemplo, podem marcar o início de uma grande bagunça. Separamos 5 dicas importantes para evitar isso, se preparando e mantendo tudo o mais organizado possível.
5 dicas para organizar sua vida financeira de vez
1 – Antes de tudo, pague suas dívidas
Não adianta querer investir ou comprar coisas melhores se você está endividado. Uma coisa é certa: os bancos nunca perdem. Os juros dos seus investimentos nunca vão superar os juros das suas dívidas.
Procure refinanciar empréstimos, busque por taxas menores para pagar empréstimos com taxas maiores e vá diminuindo ao máximo seus gastos para que você consiga pagar tudo o mais rápido possível. Esse é o primeiro passo para começar a planejar sua vida financeira.
2 – Tenha um bom planejamento financeiro
Uma boa dica aqui é usar uma planilha de gastos, separando e computando tudo o que você tem de gastos fixos e variáveis, sua renda (também fixa e variável) e cortando o que não for necessário.
É preciso se planejar financeiramente para não ser surpreendido e saber exatamente o que entra e o que sai.
3 – Tenha reserva de emergência
Como foi dito anteriormente, é comum sermos surpreendidos com emergências e gastos inesperados. Para se proteger contra isso é preciso que exista uma reserva totalmente dedicada a esse tipo de imprevisto.
Adicione esse valor a sua planilha e coloque todo mês uma quantia (mesmo que pequena) até que você atinja um valor que te deixe mais seguro. Lembre-se que esse dinheiro não pode ser usado para nada além de emergências.
Guarde sua reserva com responsabilidade, recomendamos usar um bom banco como Santander ou Itaú para guardar e ver seu dinheiro render.
4 – Comece a investir seu dinheiro
Se você já pagou suas dívidas e já tem uma reserva de emergência (ou tem condições de juntar a reserva e investir ao mesmo tempo) é hora de começar a investir seu dinheiro.
A dica mais importante aqui é: Estude e confie em si mesmo. Profissionais da área podem te ajudar a entender melhor sobre como funcionam alguns investimentos, mas é você quem deve tomar as decisões.
5 – Seja disciplinado e mantenha o foco
É muito fácil perder o foco e se descontrolar novamente, portanto esteja sempre atento e dê um passo de cada vez. Inclusive, não há problema algum em dar um passinho para trás quando o momento for de dificuldade. O importante é ter consciência de quanto você pode gastar e não se descontrolar.
Parece simples, mas muitas pessoas se endividam e se descontrolam financeiramente por pura falta de organização.
Espero que essas dicas possam ser úteis na sua jornada e que você tenha todo sucesso que deseja!